6 dicas para voltar ao peso que tinha antes de engravidar

“Como posso voltar ao peso que tinha antes de engravidar?” esta é uma pergunta muito comum entre as mamãs que acabaram de ter bebés!

Após o nascimento do bebé, além das preocupações e dúvidas diretamente relacionadas com o novo membro da família, a verdade é que a maioria das mulheres deseja – e muito bem – regressar ao peso que tinha antes de engravidar e recuperar a forma do seu corpo.

Ainda que pareça uma tarefa complicada, conciliar todos os cuidados com o bebé com os cuidados que deve ter consigo mesma, a mulher deve sentir-se bem e voltar ao peso que tinha antes de engravidar é meio caminho andado para a sua boa auto-estima!

Idealmente grande parte dos quilinhos que ganhou, como pode verificar no texto sobre o ganho de peso durante a gravidez, foi às custas do bebé e de produtos da concepção, os quais são expulsos com aquando o nascimento! Pelo que, estes quilos já vão ser perdidos logo após o parto… No entanto, há sempre os quilos que ganhou à custa do aumento de massa gorda! E estes são aqueles mais difíceis de perder… e são estes quilos que fazem muitas mães recorrer a medidas mais drásticas para tentar perdê-los!

Portanto trago-vos algumas dicas, do que poderão fazer para ajudar à recuperação da boa forma:

  • #1: Mantenha um ganho de peso adequado durante a gravidez! – Os cuidados com a alimentação e peso devem começar antes mesmo de engravidar e durante todo o tempo de gravidez! A alimentação da mulher deve ser cuidada de forma a garantir um aumento de peso adequado optimizando não só a sua saúde, como a do seu bebé. O ganho de peso deve estar de acordo com o seu peso pré-gravídico, dentro dos valores recomendados. Se o ganho de peso durante a gravidez for excessivo, a perda de peso no pós-parto será mais difícil!
  • #2: Amamente o seu bebé! – Alguma da gordura acumulada durante a gravidez vai ser utilizada para a produção do leite materno, pelo que o ato de amamentar parece ajudar na perda de peso.
  • #3: Se está a amamentar, cuidado com as dietas rigorosas! – Durante a amamentação as necessidades nutricionais da mãe aumentam, visto que vai ser necessária mais energia para a produção do leite. Além disso, não se conhece realmente o impacto que uma dieta poderá ter na própria composição do leite. Finalmente ao fazer uma dieta desequilibrada pode estar a privar o seu bebé de receber os nutrientes que tanto necessita para crescer ese desenvolver!
  • #4: Adote uma alimentação saudável! – Tenha uma alimentação cuidada, equilibrada e variada. Se não o conseguiu durante a gravidez, esta é uma boa altura para o fazer!
  • #5: Alie a sua alimentação à atividade física diária. – A atividade física diária poderá ser importante para a recuperação da boa forma pré-gravídica. Procure um especialista que a ajude a adequar os exercícios a esta fase.
  • #6: Procure um nutricionista. – O aconselhamento alimentar específico para o pós-parto pode ser importante para ajudá-la na recuperação do peso adequado e vai  ter em conta as suas necessidades nutricionais neste período tão importante.
Publicado a 16 de maio de 2013 / Atualizado a 29 de maio de 2013

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