Exercício e amamentação

Será que o exercício físico afeta o meu leite ou a minha capacidade de amamentar?

A resposta é Não.

O exercício contribui para a saúde geral, sendo adequado e até benéfico  para as mães que amamentam. Apesar do que possa ter ouvido, é improvável que seu bebé rejeite o seu leite, mesmo que amamente após o exercício.
No entanto, para o seu próprio bem-estar, poderá amamentar antes da sua atividade física, principalmente das de alto impacto, como por exemplo a corrida.

Existem cuidados a ter: muitas vezes o exercício até a exaustão pode ter um efeito de redução da produção de leite.

 

Dica 1 – Vá progredindo o seu exercício físico.

Vá aumentando moderadamente tanto o nível de dificuldade dos exercícios, como a quantidade dos mesmos. Para que o corpo se habitue e adapte a produção de leite.

Existem estudos que referem um acúmulo de ácido lático até 90 minutos após o exercício em mulheres que treinam em altas intensidades. Podendo o bebé “estranhar” o sabor do mesmo. No entanto não existe qualquer efeito adverso para o bebé.

Isso deixa-nos na segunda dica…

 

Dica 2 – Amamente 30 minutos antes do seu treino ou 90 minutos após.

Mães que se exercitaram até à exaustão podem verificar diminuição dos níveis de IgA por 10-30 minutos após o exercício. IgA, ou imunoglobulina A, é um anticorpo que protege o bebé contra vírus e bactérias.

Nas primeiras semanas de vida do bebé, ninguém está preparado para treinar em intensidade máxima! Logo, com o decorrer das semanas e com as adaptações do corpo e a recuperação deste após o parto, poderá começar a pensar em iniciar uma atividade.

 

Dica 3 – BOA NOTÍCIA! Amamentar queima calorias.

A Amamentação pode queimar até 750 calorias adicionais por dia. Combinada com o exercício está aqui a fórmula ideal de voltar à forma! Ou não??

Atenção ao aumento de apetite durante esta fase de amamentação e treinar não é desculpa para comer a dobrar!
No entanto, os dois primeiros meses de amamentação não são para fazer dieta ou restringir a ingestão calórica. Consumir muito poucas calorias pode afetar a sua produção de leite.

 

Dica 4 – Hidratação, elemento chave.

Se pretender iniciar os seus treinos e manter amamentação do seu bebé centre-se na quantidade de água que ingere. Terá de ingerir mais 30% somente por dar de mamar. Se treinar essa ingestão aumenta em 60%.
Tenha água à mão, antes, durante e após os treinos.

 

Dica 5 – Procure um Profissional de Exercício especializado em treino pós-parto.

Dessa forma garante que estará a fazer o que é certo para si, para a sua condição física, para a sua recuperação específica e para o bem do seu bebé!

 

Por Professora Sofia Amorim
Diretora do Programa Mais Vida em Portugal

Publicado a 31 de julho de 2014

JOINT SOGC/CSEP CLINICAL PRACTICE GUIDELINE. Exercise in pregnancy and the postpartum period. n129, 2003.

Carey & Quinn (2001). Exercise & Lactation: Are they compatible? Can. J. Appl. Physiol. 26:55-74.

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