O dilema da amamentação em público

Texto de opinião

 

Amamentar é mais do que alimentar o seu bebé, é um ato de amor e de carinho. A Organização Mundial de Saúde, a UNICEF e a Academia Portuguesa de Pediatria recomendam fortemente que até os seis meses de vida o leite materno deve ser o único alimento dos bebés.

Uma grande vantagem da mamã que amamenta é que quando sai de casa com seus bebé não precisa levar leite, biberões e outros acessórios para alimentá-lo enquanto está fora. Além de mais saudável, é mais prático.

Mas mesmo assim, muitas mulheres relatam que se sentem desconfortáveis em amamentar em público.

Se este é o seu caso, é importante lembrar-se que está a alimentar o seu filho. Não está a fazer nada de inapropriado e, mesmo que pareça tabu em alguns lugares, a consciência da necessidade de apoiar as mamãs  que amamentam está cada dia maior.

Aqui deixo algumas dicas para amamentar o seu bebé em lugares públicos sem que se sinta tão constrangida:

  • Use roupas que permitem fácil acesso aos seus seios, como  camisolas ou tops que pode facilmente puxar para cima da cintura ou que tenham abertura na frente (como as camisas).
  • Use um cobertor ao redor dos seus ombros para tapar o seio e o bebé. Alguns bebés não gostam muito desta opção, por isso é importante descobrir o que funciona para seu bebé.
  • Use um sling. São acessórios próprios para carregar o bebé e mantê-lo próximo ao corpo da mãe. Ajudam quando precisa sair com o bebé e está na hora de amamentar (se optar por um sling preste atenção na maneira como se utiliza, que deve ser recomendada pelo fabricante).
  • Alguns sítios, como centros comerciais, oferecem fraldários ou salas específicas para amamentação. Informe-se nos locais.
  • Pratique em casa, olhe no espelho e veja como pode fazer para  não revelar mais do seu corpo do que o que se sente confortável  em mostrar.
  • Esteja atenta aos horários das mamadas e procure amamentar o bebé antes de sair de casa para garantir que nas próximas 2 ou 3 horas não vai precisar de alimentá-lo.
  • Se ouvir algum comentário desagradável ou crítica pelo fato de estar a amamentar em público, simplesmente  ignore, ou se preferir, explique a  importância e as vantagens do aleitamento materno para a saúde do seu bebé, bem como o seu direito de fazê-lo independente do lugar onde esteja.

Lembre-se sempre que o leite materno é o alimento ideal para o bebé!

Publicado a 22 de outubro de 2013

Veja o que a nossa comunidade está a dizer sobre este tema e comente! Comentar