Preparação do biberão

© Liliana Mendes | Rede Mãe

© Liliana Mendes | Rede Mãe

Apesar do leite materno ser o melhor e mais saudável alimento são muitos os pais que, pela mais variadas razões, optam por recorrer aos leites em pó (leite de fórmula), exclusivamente ou como suplemento.

Os bebés com necessidades nutricionais específicas, devem tomar leites fabricados especificamente para sua necessidade. Em qualquer dos casos, é importante que seja o pediatra ou nutricionista a indicar qual o tipo de leite de fórmula que deve oferecer ao bebé. Isto porque existem vários tipos de leites de fórmula, apropriados à faixa etária, ou então alguns de utilização específica para algumas doenças.

Todas as fórmulas são feitas a partir de leite de vaca desnatado (ou à base de soja – por exemplo, adequadas a crianças com alergia à proteína do leite de vaca ou vegetarianas) e suplementadas com outros nutrientes de origem vegetal, de forma a ficar o mais semelhante possível ao leite materno.

Para preparar estas fórmulas, deve seguir as indicações que o fabricante coloca no rótulo, no entanto é importante que tenha em consideração alguns cuidados:

Publicado a 12 de junho de 2013 / Atualizado a 4 de dezembro de 2013

Oddy, W. (2012). Infant feeding and obesity risk in the child. Breastfeed review: professional publication of the Nursing Mothers Association of Australia.

Hausner, H., Nicklaus, S., Issanchou, S., Mølgaard, C., & Møller, P. (2010). Breastfeeding facilitates acceptance of a novel dietary flavour compound. Clinical Nutrition.

Veja o que a nossa comunidade está a dizer sobre este tema e comente! Comentar