Olá! Aqui apresentamos-lhe a Rede Mãe.

O que é?

A Rede Mãe é um projeto desenvolvido por um conjunto de empresas e instituições que visa criar uma nova plataforma de colaboração para Educação em Saúde.

Somos uma equipe multiprofissional de saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas e outros.

Estamos a trabalhar em equipa para poder proporcionar-lhe, a si e à sua família, um espaço de apoio e ajuda especialmente para o período da gravidez e nos primeiros cuidados com o recém-nascido. Queremos contribuir para que este período aconteça naturalmente, com sucesso e tranquilidade.

Temos um portal com informação atualizada todos os dias. Trabalhamos para manter os conteúdos organizados e cientificamente suportados. Fazemos uma pesquisa rigorosa de toda a bibliografia científica existente e sobre as principais notícias sempre à procura de novidades interessantes.

Temos também uma rede social só para si, onde se encontram os moderadores sociais. Os moderadores sociais são um grupo de especialistas nas mais diversas áreas clínicas, que passam o dia disponíveis para tirar as suas dúvidas, comentar em grupos de discussão e moderar problemas.

Tanto no portal de conteúdos, como na rede social, tem ao seu dispor informações na forma de texto, imagem e/ou pequenos filmes explicativos e ainda um espaço para registar e analisar a evolução da sua gravidez. Ao mesmo tempo pode partilhar com quem quiser.

Porquê?

A Rede Mãe surgiu porque sabemos que o pré-natal é muito mais do que o simples atendimento à grávida… O pré-natal é um dos momentos mais importantes na vida da mãe, da família e do bebé. É quando são criados os primeiros laços de união entre eles. No entanto, é um período em que também podem surgir alguns problemas clínicos que devem ser vigiados de perto.

É nesta altura que a família precisa de mais informações e de esclarecer as dúvidas que surgem a qualquer altura: “Será que posso ingerir comida muito condimentada? Posso comer peixe? Posso isto? Devo aquilo?” Estas dúvidas levam a uma busca de respostas. No entanto, nem sempre se tratam de fontes cientificamente corretas, o que poderá ser prejudicial.

Na perspetiva da mãe há sempre os assuntos ligados ao seu corpo: ganhar peso, as mudanças de apetite, as alterações na pele, o crescimento dos seios, o desejo sexual que se altera… É importante que as grávidas tenham apoio e sejam orientadas para que aproveitem este período de forma tranquila.

Esta é a nossa missão: ajudar a encontrar o melhor caminho até ao nascimento e continuar a apoiar a mãe e o bebé da forma mais saudável possível.

Como?

Estamos preparados para ajudar de várias formas. Na Rede Mãe reunimos novas grávidas, pais e mães por identificação pessoal, livre e aberta a todas as pessoas que desejarem. Para se inscrever basta preencher um formulário mínimo com alguns dados importantes.

Uma vez dentro da Rede Mãe, será convidada(o) a preencher pequenos formulários para que possamos conhecer melhor você e a sua gravidez e, principalmente, oferecer-lhe a si e à sua família um diário completo da gestação.

A nossa equipa de profissionais de saúde enriquece a Bebepédia com textos de valor acrescentado com uma forte componente científica ou textos de opinião (devidamente identificados), os quais são objeto de validação pela nossa equipa editorial também ela composta por profissionais especializados.

A Rede Mãe é financiada pela publicidade disponibilizada no MREC presente na página incial, nos textos, bem como no mural da Comunidade, identificados por “PUB”. A responsabilidade da gestão deste espaço cabe ao parceiro SAPO.pt, não havendo controlo por parte da Rede Mãe com relação ao conteúdo anunciado. Desta forma, o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial.

Poderá ainda verificar-se conteúdo promocional nas newsletters, sendo o mesmo alvo de validação e contextualização pela equipa Rede Mãe.

Posso partilhar?

Para que possa partilhar estes dados, estamos dentro das redes sociais de maior destaque do Mundo. Pode partilhar a Rede Mãe com o seu médico, os seus familiares e os amigos.

PARTILHE, COMEMORE, CELEBRE este momento!

Não se preocupe! Todos os seus dados só serão visíveis por outras pessoas caso o permita. Tudo isso é controlado por si, no perfil, e pode modificar sempre que quiser. Todas as regras éticas e de boas práticas clínicas são respeitadas. A sua privacidade é fundamental para a sua liberdade e o bem-estar.

A HI, empresa promotora da Rede Mãe, poderá ceder informações ao Ministério da Saúde, instituições científicas e de pesquisa clínica, nacionais ou internacionais, sempre de uma forma anónima, clara, ética e responsável, para geração de conhecimento e avanço da ciência.

A progressão do cuidado médico é feito de conhecimento, e a Rede Mãe tem o interesse de contribuir com a comunidade científica mundial neste crescimento.

Comunidade

A Comunidade é uma rede social moderada por profissionais de saúde e acessível a todos de forma gratuita.

 

  • Autoridade

Os nossos moderadores são profissionais de saúde certificados e são identificados pelo badge apresentado na imagem.

Temos disponíveis profissionais de saúde, voluntários ou não, disponíveis para esclarecer as suas dúvidas. Há, no mínimo, um profissional de saúde que acede à Comunidade diariamente, durante o período laboral.

O moderador “Rede Mãe” não é profissional de saúde. Acede à Comunidade no mínimo uma vez a cada seis horas durante o período laboral e notifica os profissionais de saúde quando necessário.

A moderação não funciona ao fim-de- semana nem feriados.

 

  • Complementaridade

A Rede Mãe não é um consultório médico. Não substitui, nem nunca tencionará substituir, a visita ao profissional de saúde. Só ele poderá perceber e concluir a sua condição, prescrever e acompanhar o seu processo clínico.

Valorize o seu profissional de saúde. A relação direta entre si e o seu profissional de saúde é insubstituível.

 

  • Utilizadores

Os utilizadores da Rede Mãe devem ter uma idade igual ou superior a 13 anos de idade.

Nenhum utilizador é considerado, à partida, profissional de saúde. Ao participar na Comunidade com intervenções clínicas/ conselhos médicos o utilizador deve identificar a sua especialidade de forma explícita.

Caso não respeite esta premissa o moderador “Rede Mãe” tem o direito de notificar o utilizador e, quando a situação não for corrigida, a intervenção poderá ser eliminada.

 

  • Privacidade

Lembramos que ao partilhar uma publicação/evento/foto/vídeo no “Mural”, esta será pública: pode ser lida, reproduzida e citada por todos os membros da Rede Mãe. Tenha cuidado com a informação que publica no “Mural”.

Na Rede Mãe poderemos eliminar as suas partilhas no “Mural”, caso esta esteja errada ou seja ofensiva.

Na “Minha página” poderá fazer as publicações que desejar e apenas partilhar com quem desejar, para isso basta configurar a sua privacidade.

Leia atentamente os termos de privacidade e responsabilidade da Rede Mãe. Eles existem para protegê-la(o) perante princípios de ética e explicam como é que as informações chegam até aqui, a forma de trabalhar dos nossos profissionais e como eles deverão relacionar-se consigo.

 

  • Mensagens

Todos os utilizadores da Rede Mãe, onde se incluem os moderadores sociais, devem sempre tratar-se com respeito e honestidade.

Ao partilhar informação na “Comunidade”, está a declarar que esta é correta e verdadeira, tendo em conta o seu conhecimento profissional e experiência pessoal. Se a informação que partilhou não for de origem pessoal, por favor, partilhe sempre as suas fontes (referências, links, etc.), sempre que for relevante e possível.

Não será permitida a publicidade em qualquer forma, como por exemplo links e imagens.

Os moderadores sociais poderão eliminar qualquer publicação inapropriada sem notificar o autor da mesma. Em casos de abuso, os moderadores sociais reservam-se do direito de banir o membro da Rede Mãe. Em ambas as situações, será dada uma explicação, caso o membro assim o solicite.

Aproveite também e ensine-nos a melhorar e a fazer deste o seu espaço. O espaço de uma gravidez melhor, mais saudável e com resultados para a saúde pública mais vantajosos. É assim que vamos construir um mundo mais saudável!

última atualização: Quinta-feira, 6 de Novembro de 2014 16:42:21